quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Lutando pela bênção"


O nome Jacó ou Jacob deriva do latim lacobus , sendo derivado do nome hebreu "Ya'akov", que significa "aquele que segura pelo calcanhar"
Afinal, não poderia ser lhe dado outro nome, pois foi literalmente desta forma que ele veio ao mundo, segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú ( Gênesis 25.26 ).
Mas a história não acaba por aí, Jacó também significa, "suplantador", cujo real significado é "aquele que luta e vence, aquele que supera" , e, em Gênesis 25.22, a Bíblia relata que a luta de Jacó para se superar começou dentro do ventre de sua mãe. Jacó e Esaú lutavam entre si dentro do ventre, motivo ao qual levou sua mãe a orar ao Senhor e perguntar o porque disso.
Deus respondeu que no ventre de Rebeca havia duas nações e que uma delas seria mais forte e que o maior serviria ao menor.
Por ser assim, Jacó encontrou muitos problemas em seu caminho, agiu muitas vezes de maneira errada, uma delas foi quando aproveitou-se da fraqueza de seu irmão para trocar a bênção por um prato de lentilhas e, não satisfeito, ainda mentiu e enganou a seu pai para receber a bênção da primogenitura, atitudes estas tão reprováveis que o levaram a pagar um preço alto, mas seu caráter destemido era maior que ele mesmo.
Jacó chegou ao ponto de lutar até com o anjo do Senhor, e ele não desistia facilmente, em Gênesis 32 dos versos 24 em diante é relatado que ele lutou tão insistentemente com o anjo, que este não podia prevalecer contra ele.
Mais uma vez, Jacó estava lutando em troca de ser abençoado, mas desta vez era diferente.
Da primeira vez, quando desejou a bênção que era de seu irmão, Jacó usou do engano, da mentira e falsidade para conseguir o que queria, mas desta vez não!
Jacó tinha passado por maus bocados em sua vida que o fizeram refletir que sua atitude levou ele a ter muitas decepções. Então, agora moldado pelas circunstâncias da vida, Jacó percebeu que se ele quisesse a bênção ele deveria lutar por ela de mãos limpas, sem mentira, sem engano e isso lhe custou uma marca, porém Deus viu nele um novo homem!
O anjo disse a ele: "Não te chamarás mais Jacó, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste." 
Quando ele diz que Jacó lutou como um príncipe ele estava dizendo que Jacó aprendeu a conquistar as coisas com nobreza e não como um ladrão.
Temos que lutar para conseguirmos a vitória, porém não podemos nos esquecer que nossas atitudes tem que ser nobres como as de um príncipe, nobres tais qual a do Príncipe da paz, Jesus!
Que Deus te conceda a vitória sobre as tuas lutas!



3 comentários:

  1. Paz, minha querida irmã, visitei o seu blog e achei muito bom.
    É bom saber que o Evangelho está sendo bastante divulgado.
    Você como eu, somos apenas um pingo num oceano de servos de Deus, que tem o PRAZER de fazer essa grande divulgação.
    Seu blog é uma ferramenta para que a Palavra seja levada ao mundo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e esclarecedor este texto. Uma das melhores explicações que já vi sobre a luta de Jacó com o anjo.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Mariangela. Lembrei de um momento em minha vida em que Deus interveio exatamente assim.

    A Paz!

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir