terça-feira, 17 de março de 2009

Suportando-vos uns aos outros...

Já ouvi por muitas vezes pessoas interpretarem de forma errada esta passagem bíblica em Efésio 4.2, "suportando-vos uns aos outros". 
Muitos interpretam a palavra "suportar" como "tolerar" e chegam ao cúmulo de dizer: " Não gosto de fulano mas o suporto porque a Palavra manda!"
Suportar é algo que está muito além desta concepção. Significa sustentar, estar debaixo de..., sofrer, etc. 
Creio que a gravura ao lado melhor define o que verdadeiramente significa, suportai-vos uns aos outros.
Muitas vezes somos intolerantes com o nosso próximo, não aceitando suas fraquezas, sua queda.
É suportando o caído que mostraremos o verdadeiro amor. Quantos estão hoje em dia nas igrejas sem forças para vencer o pecado, sem forças para superar suas perdas, com cargas tão pesadas que não podem se levantar.
É aí que o Senhor nos chama para "levar as cargas uns dos outros", para "suportar-nos em amor", para servirmos de apoio para aquele que não tem forças para caminhar.
Jesus não olhou para nossa condição de pecador quando carregou a cruz pesada, que era para nós mesmos carregarmos. Ele suportou a cruz, Ele suportou os cravos, Ele suportou a dor, e muitas vezes por causa de uma ofensa ou de um desagrado somos incapazes de suportar o próximo.
Olhemos para o exemplo de amor de Jesus, para o exemplo de abnegação, de compaixão e busquemos fazer o bem, sem olhar a quem!
Que Deus nos abençoe!!!

13 comentários:

  1. Bom dia Mariangela.
    Ao ler o texto e comentário que fizesste, pode ver o quanto é real, aquela conclusão que tiramos da palavra suportar, entendo que essa interpretação que vc fez é de extrema sabedoria e que muitos deveriam fazer, pois é realmente edificante o seu blog, quero que vc saiba que é uma Mulher sábia, vejo nas palavras que são usadas nos textos e nas reflexões aqui trazidas, pena que não são todos que entram nesse blog, mais tenhoDcerteza que aquele que entra concerteza sairá abençoado, mais lembre-se assim como vc abençoa várias pessoas com certeza o inimigo se levatará contra essa arma poderosa que é o blog um meio de evangelizar, de levar a palavra de Deus, mais quero que vc saiba que em meio as lutas e perseguições Deus é contigo, e aqueles que se levantar contra vc, ore por eles e suporte-os na presença de Deus.

    ResponderExcluir
  2. querida irmã, gostei da sua mensagem. cada dia mais precisamos de pessoas que vençam todas as barreiras para nos suportar, nossas fraquezas e nossas quedas. que possamos viver para os outros e não para nós mesmos.
    continue assim, falando e vivendo a vida cristã. voce está de parabens. continuemos orando uns pelos outros. amém.

    ResponderExcluir
  3. Mariangêla,

    Lhe indiquei para receber o prêmio "Vale a pena ficar de olho nesse blog", pela qualidade do seu trabalho.

    Para conferir é só dá uma visitada no blog:http://atendanarocha.blogspot.com/

    Um grande e afetuoso abraço, em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Mariangêla,

    Você sempre foi um exemplo de mulher de Deus
    a mensagem é linda e o blog muito mais!!!
    Parabéns!
    Desejo toda sorte de bençãos pra vc!
    vc é uma benção em nossas vidas! obrigada e um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Precisamos muito do amor de Deus e sua misericordia.
    Passei aqui para tomar um cafezinho da tarde.
    O papo tá ótimo, tanto que acabei virando seguidora.
    Abraços,
    Débora Martins

    ResponderExcluir
  6. que mensagem! era algo que eu estava precisando ler pra que minha alma descansasse um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Gl5:22,23 Mas uo fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
    Contra vessas coisas não há lei.
    A paz

    ResponderExcluir
  8. Abençoada, suas palavras são doces aos nossos ouvidos e traz paz e tranquilidade, pois sentimos que o Espirito Santo a têm usado para nos tocar a cada mensagem sua em nome de Jesus.Deus a abençõe.Te amamos.Denise

    ResponderExcluir
  9. gostei muito do que li estava precisando ler iso pois eu axava q suportar era ter paciencia com qem nós particularmente ñ gostamos!que Deus lhe abençoe cada vez mais e continue a escrever tal coisa para edificar as nosas vidas de maneira sobrenatural e qe posamos aprender mais e conhecer mais da palavra de Deus!

    um forte abraço e fike com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Irmão (a)

    qualquer cristão com o minimo de entendimento biblico iria pensar que o sentido de suportar nessa palavra seria de dar apoio, suporte, como vc mesmo esclarece aqui... afinal de contas seria absurdo paulo pelo espirito escrever essa carta aos efésios, pedindo que se suportem, apesar das diferenças... a tradução do latim da palavra 'subportat' ou 'subportant' seria suportar mesmo. aturar, pq se nao fosse assim qual o sentido de todos nos sermos diferentes, em opiniao em td? o certo seria pensar sim e dar suporte, mas a tradução biblica dessa palavra nao é essa, e sim suportar, aguentar msm!

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o significado de suportar é aguentar, sofrer, tolerar..... Tendemos a traduzir as coisas que não entendemos de um modo que nos deixe mais doces, mas quando o Pai tem que ser duro Ele o é!.... Simples assim... Quer água com açucar, vai ler romance, a Bíblia é verdade!

    Vejam passagens como Romanos 15:1; Deuteronômio 1:2; Lamentações 3:27; Joel 2:11 e etc.... É só olhar qualquer chave Bíblica e consultar suporte.... Nunca acharam com esse sentido "maravilhoso" de dar suporte... Essa é uma linguagem contemporânea que aprendemos muito em cursos de logística empresarial....

    Na Palavra de DEUS é tolerar mesmo... A igreja dessas localidades sofria muito com falta de entendimento de pudor, de descência e de outras coisas que os novos convertidos faziam, então Paulo fala sim que eles tinham que aturar essa situação até que os novos saissem do leite....

    Sem demagogia... a Palavra as vezes é dura.

    ResponderExcluir
  12. Olá Mariangela

    Podemos dar um enfoque ilustrativo e alegórico à palavra "suportando" como você fez, mas não podemos dizer que a acepção de suportando não seja tolerando.

    Gostaria de deixar aqui como sugestão de leitura algo que escrevi a respeito partindo da exegese dessa palavra.

    http://www.andrerfonseca.com/2011/12/tolerando-vos-uns-aos-outros-em-amor.html

    ResponderExcluir