sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Deus que me vê!

Salmo 139

Nós, seres humanos, temos uma grande necessidade de viver em grupos ou mesmo ter alguém com quem contar. Ninguém consegue viver sozinho! Essa realidade porém, não é fruto da modernidade, isto já vem desde o início, quando Deus criou Adão. Deus olhou para ele e disse:" não é bom que o homem esteja só."
Nós já nascemos com a necessidade de ter alguém, de se sentir cuidado, amado, protegido, e Deus colocou isto dentro de nós, porque esta necessidade aponta para Ele, o único capaz de suprir toda a nossa necessidade.
Porém, desde que o mundo é mundo, Satanás tem trabalhado para apresentar ao homem um Deus que está distante, que Sua majestade e glória são intocáveis e que somos insignificantes demais para que Ele se importe conosco.
Quantas vezes ouvimos pessoas dizerem:"Ah! Este mundo é tão grande e Deus tem tantos problemas para resolver do que se importar comigo!" Quantas vezes você já se sentiu rodeado por pessoas, mas, mesmo assim, se sentiu só?
Porém a Palavra de Deus nos mostra um Deus totalmente diferente, um Deus pessoal, que está com sua criação onde e em qualquer situação que se encontrar, um Deus que passeia no meio de seu povo, cujos olhos estão sobre mim e você e que cada gesto ou palavra não passa despercebido por Ele. Um Deus que nos conhece e nos chama pelo nome.

"Senhor, tu me sondas e me conheces.
Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces."
Salmo 139. 1-4

Satanás na sua astúcia tem invertido os papéis fazendo-nos acreditar muitas vezes, que Deus virou as costas para nós, quando somos nós quem viramos as costas para Deus.
Nos versos 23 e 24 do Salmo 139, Davi suplica a Deus que examine e prove os seus caminhos e a pergunta que eu faço é: Que caminhos tem me afastado de Deus? Que pensamentos tem ofuscado a presença de Deus em minha vida?
Muitas vezes andamos por lugares e fazemos coisas que nos levam a nem ter coragem de perguntar a Jesus: "Senhor, em meu lugar tu escolherias estar aqui fazendo o que estou fazendo?".
Deus conhece meu falar antes mesmo que as palavras saiam de minha boca, então que tipo de palavras eu tenho falado? Palavras que abençoam e edificam ou palavras que amaldiçoam e destroem?
Quais são os meus primeiros pensamentos ao levantar-me pela manhã?

"E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamento! Quão grande é a soma deles!
Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo,
ainda estou contigo."
Salmo 139. 17, 18


Será que tenho me importado em conhecer os pensamentos de Deus e a vontade Dele para minha vida? Muitas vezes até perguntamos, mas poucos são os que esperam uma resposta de Deus, ou então, quando a resposta vem e não é conforme esperamos, fingimos que não entendemos.
Quanto as tuas decisões tem te afastado de Deus?

"Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?"
Salmo 139.7

No final deste Salmo, Davi diz: "Vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno.
Ainda há tempo! Devemos buscar a Deus e a sua vontade enquanto o podemos achar, e que o Espírito do Senhor nos ajude a voltar ao caminho eterno!


7 comentários:

  1. Este post trata de um assunto muito profundo, porém negligenciado por muitos. O Deus Todo-poderoso também é o Deus Todo-Amoroso, que Se importa com a Sua criação.

    Parabéns, Mariângela. Que Deus continue a lhe usar para abrir os olhos de muitos.

    ResponderExcluir
  2. Irmã Mariângela,

    Este um dos Salmos mais bonitos a respeito do homem. Fala do cuidado de Deus, do seu amor e o tempo de vida que destinou a cada um de nós.
    Os salmos de Davi revelam a característica que devemos buscar em o nosso relacionamento com Deus: intimidade. Davi era íntimo de Deus. Conhecia o Senhor em sua essência e, por isso, mesmo sabia o quanto Deus o conhecia.
    Quando escreveu "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (40:1) Davi alcançou a magnitude do amor de Deus por ele. O Deus que criou e cuida do universo, que é de eternidade a eternidade, é alguém que age como o pai de uma criança pequena que lhe grita por socorro: o pai se abaixa, como quem oferece o ouvido para a criança falar, e então atende o que ela deseja.

    Eu amo este Salmo 139! Foi através dele que pude descansar nos momentos mais difíceis da minha vida, quando passei quase todo o ano de 2006 internado (349 dias). Através das palavras do salmista pude entender que Deus já havia determinado a minha existência. Precisava apenas crer e descansar.

    Que Deus continue usando a sua vida para ministrar aos nossos corações.

    Do amigo e irmão em Cristo,

    Pr. Regly

    ResponderExcluir
  3. OLÁ IR, MARY, QUE A PAZ ESTEJA CONTIGO,Q BOM VC TEM DEIXADO RECADOS NO ORKUT P/MIM (DORA), ESTOU TRABALHNDO DIARIAMENTE NO SALMO 142,(ESCREVO, RECITO, LEIO) EU VOU ALCANÇAR ESTA VITORIA. FICA NA PAZ,1XERODADORA.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Mariângela!

    É tão confortante saber que Deus conhece cada um de seus filhos... Jonas estava no ventre da baleia, o profeta Elias em uma caverna no deserto, Davi, refugiado em Adulão, e Deus a todos viu e ouviu.

    Assim é conosco. Seu texto transmite com precisão a constancia do olhar de Deus sobre nós, seu cuidado e amor. Como gosto de dizer: Simples e profundo.

    Deus a abençoe, Mariângela.

    ResponderExcluir
  5. Caro blogueiro,

    A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.


    Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  6. Um belo salmo e o seu texto demostrou claramente que o nosso Deus nos conhece.
    Em Cristo
    Pb Josué Nogueira

    ResponderExcluir
  7. Olá Mariangela!
    Estou te seguindo... adorei o seu blog. Estou com um blog abençoado e gostaria de ter o prazer de ter você como seguidora. Ok?
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir