quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Choro de Agar e de Ismael

Agar era uma serva egípcia de Sara, mulher de Abraão, e que foi dada pela mesma para gerar um filho de Abraão afim de cumprir a promessa de Deus, já que Sara era estéril.
Na verdade Sara quis dar uma ajudinha para Deus, na sua pequenina fé e deu a maior confusão e aí quem acabou levando a pior foi  Agar, que acabou entrando  nesta história .
Pois é, Agar, em obediente a sua senhora fez como o mandado e gerou um filho o qual se chamou Ismael, cujo nome significa "Deus ouve".
Esta história emocionante encontra-se no livro de Gênesis entre os capítulos 16 a 21. Mas, o que eu quero chamar à atenção não é propriamente ao começo desta história, mas sim ao desfecho dela.
Agar sofreu muitas humilhações pelo ciúmes de Sara, por duas vezes foi mandada embora, mas, em nenhuma das vezes abandonou seu filho.
Da primeira vez, saiu ela sem rumo, grávida, mas foi achada junto a fonte de águas pelo Anjo do Senhor que lhe fez uma promessa e a fez retornar.
Da segunda vez, com o filho já crescido, foi ela novamente humilhada e mandada embora e, sem rumo, partiu pelo deserto com seu filho, e dessa vez, no auge do seu desespero, já sem água para beber, afastou-se dele, por não querer vê-lo morrer.
Só quem tem um filho pode imaginar a dor dessa mãe, o sofrimento dela vendo seu filho prestes a morrer e sem poder fazer absolutamente nada.
Então Agar, longe senta-se sem forças e chora, e seu choro foi de desespero, ela levantou a sua voz angustiada a esperar a morte.
Mas aí, algo acontece! Não foi só Agar quem sofreu alí. Naquele cenário estava seu filho, ele já não era mais criança, ele entendia tudo o que estava acontecendo, ele também se sentiu rejeitado e humilhado pelo pai, ele também sentiu a morte de perto e ele também chorou.
E a Bíblia diz que, nesse momento apareceu o Anjo do Senhor e disse a Agar que Deus havia ouvido o choro do menino, veja bem, Deus ouviu o choro de Ismael.
Deus ouviu aquela mãe e aquele filho em meio ao deserto do desespero, e Deus continua a ouvir.
Quantas mães e quantos pais choram hoje por seus filhos que estão prestes a morrer envolvidos com tantas coisas que podem levá-los a morte. Quantos filhos choram também por ver que estão caminhando para a morte mas não tem forças para abandonar o erro. Mas Deus ouve!
Assim como Deus ouviu o choro de Agar e de Ismael ele ouve o choro daquele que desesperado espera por um socorro.
Não importa sua situação no momento, clame a Deus e espere Nele, pois Ele cumprirá todas as promessas na tua vida e na tua família. No meio do deserto não há onde correr nem a quem buscar, mas Deus  vê e ouve e mais  do que isso, Ele faz!
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!
Que Deus te conceda a vitória em nome de Jesus.

17 comentários:

  1. Paz Minha Querida!!
    Que Benção!!
    Como vc citou.
    O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!

    Ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza mana, Deus é o Oasís do nosso deserto, basta clamarmos com fé e esperança que rios de águas abundantes se jorram por nossas vidas, nós é que somos fracos na nossa fé e enfrentamos longos periodos no deserto por não sabermos ouvir a voz de Deus nos momentos certos.Que Deus continue te dando muita sabedoria amada de deus.Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Mariangela, amei este texto! Continue sendo instrumento nas mãos de Deuspara abençoar nossas vidas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. nesses dias que antecedem o dia das mães, nada mais apropriado para meditar nesse texto. valeu por que nos mostrou que Deus cuida das maes nas suas angustias, como tambem dos filhos. parafrasendo o salmo podemos dizer que o choro DE UMA MÃE pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha. outra coisa e que Deus age de uma forma exclusiva em nosso favor. mesmo com a história sendo desenvolvida, Deus "parou" tudo e atendeu exclusivamente aquela mãe. valeu mariangela pela lembrança de que Deus comtempla nossas vidas e nos dá o que precisamos.
    fique firme.

    ResponderExcluir
  5. Mariangêla,

    que mensagem abençoada! Sabe, eu já havia meditado diversas vezes nessa passagem bíblica a frase "Deus ouviu o choro da criança", muito me tocou. O lugar era deserto, distante, Agar tinha agido mal com Sara, mas Deus em sua infinita bondade os acolheu. O choro de Ismael foi uma oração, um pedido de socorro, atendido prontamente.

    Irmã, que nosso maravilhoso Deus continue a lhe abençoar, lhe guardando em todos os seus caminhos. Em Cristo.

    Muito obrigada pelo link em seu maravilhoso espaço. Você também está no meu blog na seção: Me linkas, te linko. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Exelente trabalho este seu! Adorei, espero que você continue assim. Estarei sempre lendo teu blog, e espero encontrar aqui sempre uma linda mensagem! Somos vizinhos ne?
    que bom. Tenha um lindo final de semana nao presença de nosso bom Deus. bjos

    ResponderExcluir
  7. É MESMO MUITO INTERESSANTE PARECE FIXÃO, MAS O FATO FOI REAL.O QUE ME CHAMA ATENÇÃO É QUE DEUS OUVIU O CHORO DAQUELE QUE CHORAVA SEM ANGUSTIA, SEM RANCOR, SEM ODIO, CHORAVA MESMO UNICAMENTE POR SUA NECESSIDADE-AGUA PARA NÃO MORRER.O CHORO QUE AGRADA A DEUS É AQUELE QUE É MOVIDO PELAS NOSSAS NECESSIDADES O QUE DIFERE DE LAMENTAÇÕES PESSOAIS.ISMAEL-DEUS OUVE!! ALELEUIA!!!

    ResponderExcluir
  8. Mariangela, legal essa passagem, é muito simples basta clamar a Deus e acreditar para que tudo de certo em nossas vidas.Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso esse texto em que Deus prova o seu amor para com as mulheres as quais sofrem amargamente ao ver seu filho morto no pecado,mas a esperança está em Deus assim como ouviu e viu o coração daquela mãe e filho sofrendo, hoje também está com os seus olhos e seus ouvidos atentos para dar o livramento.
    Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir
  10. É D++++++++++++++++++,,,,mensagem Divina,,,Parabensssssssss - Pr.Ananias Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. sintimos entao uma grandes segurança e nos fortalecemos pois e em seus bracos que repousamos
    IS.41.10

    ResponderExcluir
  12. meu coração chora de verdade quando Deus se levanta a favor daqueles que ninguém da nada por eles . são rejeitados por todos .

    ResponderExcluir
  13. Mensagem edificadora. Deus a abençoe e continue te usando.

    ResponderExcluir